segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Plantação de Quercus ilex

"A iniciativa 350.ORG surgiu por intermédio de um grupo de 7 jovens e do escritor Bill Mckbien, como forma de pressionar os líderes mundiais para a criação de ações/ legislações que diminuam a quantidade de CO2 na atmosfera permitindo voltar aos 350ppm (ppm=partes por milhão):"
"A ação consiste "apenas" num esforço cívico voluntário, através da plantação de 350 azinheiras (Quercus ilex), no espaço de uma antiga lixeira ilegal encerrada por intermédio da recente iniciativa cívica nacional intitulada "Limpar Portugal".


Pretende-se com esta iniciativa promover a "reciclagem" de um espaço ocupado durante décadas com LIXO ILEGAL, plantando 350 árvores autóctones (originárias da região), devolvendo-o à sua Natureza Original, ao mesmo tempo que se tenta diminuir o excesso de CO2, através da fotossíntese e do civismo espontâneo.
Desta forma simbólica promove-se a BIODIVERSIDADE, RECICLANDO UMA LIXEIRA E O CO2 EM EXCESSO do PLANETA TERRA."

No dia 10 Outubro, deu-se inicio à plantação de Azinheiras, numa antiga lixeira, onde o terreno compacto, duro, não contribuiu muito à realização dos buracos para a plantação das mesmas. Mas com força de vontade dos poucos voluntários e ajuda de uma máquina, os buracos foram feitos e mais de metadade das 350 azinheiras foram plantadas. As restantes, aguardam a boa vontade de mais voluntários, para as plantarem no mesmo terreno.
A Natureza agradece!


Fotos: Miguel Capela.

Sem comentários:

Enviar um comentário